O Handebol, dentro de um processo de ensino-aprendizagem qualificado, além de contribuir para o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas, constitui-se um diferenciado instrumento de combate à exclusão e de construção da cidadania. Diante das dificuldades operacionais e estruturais do poder público em suprir as demandas sociais, mostra-se como relevante o PROJETO EDUCANDO PELO ESPORTE HANDEBOL. Por isso a necessidade de executá-lo na LEI DE INCENTIVO, para que recursos de empresas locais possam ser destinados em benefício da comunidade através deste projeto desportivo-educacional.
Serão desenvolvidas atividades em ginásios da cidade, por professores da ASSEDEC, voltadas às crianças matriculadas nas escolas municipais das periferias das cidades , na faixa etária de 06 a 17 anos de ambos os sexos, num total de 100 crianças e adolescentes.
No período contrário das atividades escolares, no contra turno escolar, os participantes aprenderão a modalidade esportiva handebol, através de um ação esportiva-social diferenciada desenvolvendo todas as dimensões físicas e psicológicas de aprendizagem, adequados para a completa educação corporal de jovens e adolescentes.
Objetivos
Proporcionar uma melhor formação as crianças e adolescentes, inserindo-os na sociedade, através da inclusão, por meio do esporte. Aprimorando as relações interpessoais e socializa-los, dentro da comunidade carente de recursos físicos, financeiros, educacionais, estruturais e outros em que eles vivem. Contribuindo com o desenvolvimento humano, social e esportivo, bem como a redução de índices de criminalidade, transformação social e melhoramento da qualidade de vida. Formando assim indivíduos preparados para raciocinar rapidamente em qualquer situação dentro do contexto esportivo, com conduta crítica e ética, com objetividade e coerência de pensamento
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Oportunizar a prática do esporte a 100 crianças e pré-adolescentes com o apoio e assessoria constantes da equipe técnico-pedagógico da ASSEDEC.
Facultar o desenvolvimento físico e social, no horário contrário ao escolar, em condições de liberdade e dignidade, tendo a família como parceira no processo.
Consolidar os aspectos motivacionais do esporte na criança e no adolescente para atingir outros segmentos importantes na formação de suas personalidades, como: a tolerância, a competitividade, o respeito ao próximo e a ciência acerca das diferenças de raça, gênero, origem,deficiências, etc.
Garantir a cobertura das ações das políticas sociais por meio da identificação e inserção das famílias dos participantes do projeto nos demais programas e projetos do município, tais como Alfabetização de Adultos, rede de educação, rede de saúde, programas de geração de emprego e renda, grupos de pais, oficinas culturais, programas assistenciais, etc.
Tirar as crianças da rua no combate ao uso de droga e álcool, colaborando, assim, na formação integral das crianças junto aos seus familiares.