Educacional

As atividades esportivas desempenham um papel de fundamental importância no cotidiano das crianças e adolescentes. Constituem, por isso, instrumentos de grande eficácia no combate à exclusão e na construção da cidadania. Nesse sentido, utilizá-las como ferramenta de ensino e socialização não só é possível, como também é absolutamente aconselhável, tendo em vista o déficit destas modalidades nas camadas menos favorecidas da sociedade.

O esporte, dentro de um processo de ensino-aprendizagem qualificado, além de contribuir para o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas, constitui-se de um diferenciado instrumento de combate à exclusão e de construção da cidadania em função da porta de entrada que dá acesso às demais políticas sócio-educativas.

Diante das dificuldades operacionais e estruturais do poder público em suprir essas demandas sociais, capazes de reverter o quadro de milhares de crianças carentes, mostra-se como relevante o Projeto Educando pelo Esporte a realizar-se nos bairros da cidade de Mauá.

O Projeto Educando pelo Esporte é um projeto voltado às crianças carentes, de ambos os sexos, residentes nos bairros da cidade de Mauá, particularmente, no entorno das escolas municipais, na faixa etária de 06 a 14 anos, e que necessitam de um serviço social diferenciado.

No período contrário ao das atividades em sala de aula, o aluno estará nas atividades do Projeto Educando Pelo Esporte, onde aprenderá as modalidades esportivas desenvolvendo todas as dimensões físicas, de aprendizagem e psicológicas.

Para viabilizar melhores resultados e ampliar a responsabilidade social do Projeto Educando Pelo Esporte por meio de apresentação e exposições com as crianças, palestras socioeducativas aos pais e eventos mais importantes como: Festivais de Entretenimento, Festival de Encerramento Anual de Basquetebol, etc.

Assim, tendo como referencial maior, o esporte, como ferramentas de transformação social, viabilizam-se neste projeto a melhoria da qualidade de vida de milhares de meninos e meninas, juntamente com seus familiares, e a construção de novos conceitos de educação, cidadania e solidariedade coletiva.

Diretrizes

Promover sem distinção o acesso de crianças e adolescentes ao mundo do esporte como meio de transformação social. Trabalhar a Pluralidade Cultural e a valo- rização das diferenças, através de atividades que desenvolvam a Solidariedade, Cooperação, Per- cepção e Reconhecimento entre as pessoas no que se refere à raça, cor, religião, gênero, biótipo e níveis de habilidades.

Proporcionar práticas pedagógi- cas esportivas de forma Transver- sal e Multidisciplinar estabelecen- do parcerias com diferentes esfe- ras públicas, como Educação, Cultura, Saúde Assistência Social, CMDCA (Conselho Municipal de Defesa das Crianças e Adolescen- te) e Conselho Tutelar.

Otimizar o esporte como fator de Educação e Transformação Social através do conhecimento, estra- tégia, ação, autorreflexão crítica e responsabilidade, a fim de supe- rar limites e modelos. Portanto, a interação e a integração dos su- jeitos envolvidos desenvolve a au- tonomia e contribui para a evolu- ção do processo Pedagógico es- portivo.

Reconhecer o esporte como mas- sificador de culturas e classes po- pulares. Trabalhar a cultura cor- poral através de danças, jogos, gincanas, festivais, levando-se em conta a identidade, as neces- sidades e os anseios da comuni- dade.

Promover o entendimento do his- tórico e das regras do esporte através de conteúdos abordados nas dimensões conceituais, atitu- dinal e procedimental que contri- buam para o desenvolvimento de habilidades motoras, capacidades físicas, espirito de cooperação e solidariedade como potencial para a construção da cidadania e evolução do processo de ensino-aprendizagem.