
As atividades esportivas desempenham um papel de fundamental importância no cotidiano das crianças e adolescentes. Constituem, por isso, instrumentos de grande eficácia no combate à exclusão e na construção da cidadania. Nesse sentido, utilizá-las como ferramenta de ensino e socialização não só é possível, como também é absolutamente aconselhável, tendo em vista o déficit destas modalidades nas camadas menos favorecidas da sociedade.
O esporte, dentro de um processo de ensino-aprendizagem qualificado, além de contribuir para o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas, constitui-se de um diferenciado instrumento de combate à exclusão e de construção da cidadania em função da porta de entrada que dá acesso às demais políticas sócio-educativas.
Diante das dificuldades operacionais e estruturais do poder público em suprir essas demandas sociais, capazes de reverter o quadro de milhares de crianças carentes, mostra-se como relevante o Projeto Educando pelo Esporte a realizar-se nos bairros da cidade de Mauá.

O Projeto Educando pelo Esporte é um projeto voltado às crianças carentes, de ambos os sexos, residentes nos bairros da cidade de Mauá, particularmente, no entorno das escolas municipais, na faixa etária de 06 a 14 anos, e que necessitam de um serviço social diferenciado.
No período contrário ao das atividades em sala de aula, o aluno estará nas atividades do Projeto Educando Pelo Esporte, onde aprenderá as modalidades esportivas desenvolvendo todas as dimensões físicas, de aprendizagem e psicológicas.
Para viabilizar melhores resultados e ampliar a responsabilidade social do Projeto Educando Pelo Esporte por meio de apresentação e exposições com as crianças, palestras socioeducativas aos pais e eventos mais importantes como: Festivais de Entretenimento, Festival de Encerramento Anual de Basquetebol, etc.
Assim, tendo como referencial maior, o esporte, como ferramentas de transformação social, viabilizam-se neste projeto a melhoria da qualidade de vida de milhares de meninos e meninas, juntamente com seus familiares, e a construção de novos conceitos de educação, cidadania e solidariedade coletiva.